Trabalho
de Filosofia sobre o livro: Ditaduras não são eternas: memórias do golpe de
1964 no ES.
Ler
as páginas 22-26, 30-37, 47-66, e responder as questões.
Link do livro: https://www.marxists.org/portugues/tematica/livros/diversos/eternas.pdf
1) Qual foi o papel dos EUA no golpe militar do Chile? (0,5)
2) Por que os EUA se tornou uma grande potência econômica no pós guerra e por que investiram na reestruturação da Europa? (0,5)
3) Quais eram as propostas de reforma feitas por João Goulart? Comente-as utilizando a ideia de justiça e justiça distributiva de Aristóteles. Como a elite brasileira viu essas reformas? Qual a posição que adotaram e de que acusaram João Goulart? (1,0)
2) Por que os EUA se tornou uma grande potência econômica no pós guerra e por que investiram na reestruturação da Europa? (0,5)
3) Quais eram as propostas de reforma feitas por João Goulart? Comente-as utilizando a ideia de justiça e justiça distributiva de Aristóteles. Como a elite brasileira viu essas reformas? Qual a posição que adotaram e de que acusaram João Goulart? (1,0)
4) O que defendia a ideologia anticomunista? O que
era dito contra o comunismo? A ameaça comunista defendida pelos EUA era real?
Comente a funcionalidade dessa ideia e mostre, pesquisando o conceito de
“paranoia”, o seu efeito. A partir das conclusões dessa resposta, comente o
vídeo abaixo. (1,0)
https://www.youtube.com/watch?v=PnCCZ0buRQc
5) Mostre como o anticomunismo influenciou o governo
de McCarth. (0,5)
6) Como a paranoia do inimigo interno é retomada em 1964? Quais as práticas instituídas para conter esse inimigo? Aonde ele pode estar? (0,5)
6) Como a paranoia do inimigo interno é retomada em 1964? Quais as práticas instituídas para conter esse inimigo? Aonde ele pode estar? (0,5)
7) Explique a relação dos EUA com os países da
América latina no contexto da Guerra fria, evidenciando a situação de Cuba, da
condição de dominação imperialista americana à revolução, o motivo da repressão
americana e a posterior aproximação com a URSS. (1,0)
8) Escreva um pequeno texto articulando os golpes de
1930 e 2016 (tem que fazer uma breve pesquisa) a partir dos conceitos de “mentira”, “manipulação das massas” e
“golpe”. (1,0)
9) Na realidade, qual o verdadeiro objetivo do golpe de 1964? (0,5)
9) Na realidade, qual o verdadeiro objetivo do golpe de 1964? (0,5)
10) Relacionando com a resposta da questão 2, por que
o Plano Cohen é uma “simulação” do capitão Olímpio Mourão Filho? O que dizia
essa “simulação”? Qual o objetivo desse plano? Mostre sua culminância no plano
de segurança nacional. (1,0)
11) No período “pré-golpe”, todos os militares eram a
favor de impedir o governo de Jango? Retire do texto passagens que comprovem a
resposta. (0,5)
12) Qual foi a primeira medida do governo militar? O que foi o AI1? O que aconteceu com Gregório Bezerra? (0,5)
13) O que o comício das “reformas de base” de 13 de
março de 1964 propôs e quais os efeitos provocados na elite brasileira? O que
essa reação expressa em relação ao conservadorismo? (0,5)
14) Como os EUA, por meio da religião, manipularam o
povo em favor do golpe? (0,5)
15) Explique a ideia do “Milagre econômico” da
ditadura mostrando sua funcionalidade no campo político associando ao AI5 e, em
seguida, argumente por que esta ideia é uma farsa. (0,5)
Pode ser impresso professor?
ResponderExcluirPode sim
ResponderExcluir